zaniboni + arquitetos

Residência PJ

2017 · Criciúma · SC

Ver detalhes do projeto
Ir detalhes do projeto

Residência PJ

Com um terreno de 2.347,76m², a residência com área de 797 m² conceitua-se pela integração entre os ambientes internos e externos. Sua implantação em L permitiu voltar a área social e de lazer para o jardim externo conformando espaços aconchegantes e encurtando as distâncias entre os ambientes. O paisagismo - projeto do escritório JA8 Arquitetura e Paisagem – explora o espaço livre como uma extensão do ambiente interno. A proposta de um lago artificial que contorna todo o deck de convívio, e a aplicação de vegetação arbórea e arbustiva nos limites do lote preserva a privacidade dos usuários.

O segundo pavimento é caracterizado pela área íntima da casa, compreendendo três suítes, biblioteca e escritório. Os cômodos dispõem de uma visão privilegiada do lago com a possibilidade de regulagem de iluminação natural através de brises e painéis de correr vazado em alumínio com textura amadeirada, garantindo leveza, durabilidade e um valor estético equivalente ao da madeira natural.

Cada elemento utilizado como solução construtiva explora a pureza dos materiais e a veracidade dos volumes, expressando essas intenções nas paredes de concreto aparente, na transparência dos vidros das grandes esquadrias e no fechamento em telha metálica que compõe o ambiente social. Este por sua vez, é caracterizado por um pé direito duplo tornando o lugar amplo e fluido, possibilitando total entendimento da organização espacial da residência.

O projeto traz consigo aspectos sustentáveis promovendo benefícios climáticos, funcionais e estéticos. A água da chuva é captada, armazenada e tratada sendo utilizada para a manutenção do jardim e alimentação do lago ornamental.  O aproveitamento da insolação e iluminação natural é permitido com o uso de grandes planos de vidro, e com a instalação de placas fotovoltaicas dispostas na cobertura para a captação de energia solar. A residência conta com aquecimento solar da água da piscina e cobertura em teto verde favorecendo a manutenção climática interna da edificação.

Destinado a um casal com três filhas, o projeto de interiores expressa ambientação contemporânea, aconchegante e funcional.  A setorização dos ambientes dá-se através da disposição do mobiliário, onde muito deles são peças arrematadas em leilões pela família.


Fotos:

Luiz Rodrigo Zilli

Boaventura Films

Ano: 2017

Cidade: Criciúma · SC

Publicações relacionadas: 2018/Jul · Residência PJ, Anuário de Arquitetura de Santa Catarina | 2018

Rua São José, 392 · 88801-520 · Criciúma · SC | Fone: (48) 3433-1613
Desenvolvimento: Agência Nueva